Tecnologias integradas para a gestão de venda direta

Soluções tecnológicas ajudam a impulsionar o setor de vendas diretas

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e também tem sido uma aliada para o mercado varejista, especialmente em relação ao segmento de vendas diretas. Isso porque as ferramentas digitais e eletrônicas facilitam muito as vendas que são realizadas diretamente entre o vendedor e o consumidor final.

O que é a venda direta?

Venda direta é aquela que acontece sem intermediário, por catálogo, diretamente entre vendedor e cliente. Por exemplo, esse tipo de venda pode ser realizado por representantes comerciais de alguma marca ou por empreendedores que vendem o próprio produto, sem passar por lojas ou fábricas.

Como a tecnologia auxilia nas vendas diretas?

As ferramentas tecnológicas podem ajudar a impulsionar o setor de vendas diretas de várias formas, como:

Redes sociais

O avanço das vendas por meio das redes sociais caminha a passos largos. Durante a pandemia, o que já era uma tendência ganhou ainda mais espaço entre os consumidores. Segundo a pesquisa Social Commerce realizada pela All iN Social Miner, 76% dos consumidores recorrem às redes sociais para pesquisar produtos desejados – 56% para ter acesso às avaliações de outros clientes e 54% para fazer comparação de preços.

No caso da venda direta, as redes sociais facilitam o contato entre vendedores e potenciais consumidores. Por meio delas, o vendedor consegue alcançar clientes que sejam parte do seu público-alvo com uma abordagem personalizada, além de fazer a divulgação dos produtos com mais alcance, atingindo, inclusive, consumidores mais distantes geograficamente, por exemplo. Com isso o empreendedor pode expandir os negócios de forma muito mais rápida.

Pagamento facilitado

As formas de pagamento facilitadas pela tecnologia também auxiliam quem trabalha com vendas diretas. Atualmente, não é preciso ter um cartão de crédito para fazer uma compra online, por exemplo. As tecnologias de pagamento instantâneo oferecem diversas opções como a transferência imediata por PIX e as carteiras digitais, além dos boletos.

Já para as compras presenciais, as operadoras de máquinas de cartão desenvolveram tecnologias que permitem o pagamento por aproximação do cartão e até mesmo do aparelho celular, com o uso de um aplicativo, sem a necessidade de contato direto com dinheiro.

E-commerce

Além de fazer a divulgação dos produtos por meio das redes sociais, o vendedor que atua com venda direta também pode aumentar o alcance das vendas com o e-commerce. Para isso, mais uma vez, a tecnologia pode auxiliar o empreendedor a ter sucesso com o desenvolvimento de uma página na internet que seja de fácil acesso e atrativa para o consumidor, com opções de pagamento facilitadas e entrega rápida.

Toda essa logística ainda pode ser melhorada através de um software de gestão de vendas como o ATSVD desenvolvido pela Mazza ATS, especialista no segmento de venda direta em marketing de rede multinível. O software é ideal para quem busca uma solução simples, rápida e econômica para a gestão das vendas.

Leia também:

Como a tecnologia impulsiona as empresas do segmento de venda direta

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