Transformação digital – o omnichannel veio para ficar

Conheça o conceito de integração de canais para o varejo

Uma nova tendência tem se consolidado nos últimos anos no mercado de varejo e de vendas diretas: é o conceito de omnichannel, que significa estar presente em vários canais, integrar o seu negócio de várias formas, entre o físico e o virtual. Isso porque é cada vez mais comum que os clientes busquem por produtos nas plataformas virtuais, mas sem perder a experiência da loja física.

A prova de que esse conceito está cada vez mais presente na realidade dos consumidores é uma pesquisa realizada pelo Google, que apontou que 38% das pessoas conectadas à internet fazem pesquisas de preços online antes de comprar algum produto em uma loja física. Ou seja, o cliente sabe que pode usufruir da tecnologia e da integração de canais para fazer uma boa compra.

Alguns fazem a compra pela internet, por exemplo, mas depois buscam o produto na loja física, economizando o frete. Outros gostam de entrar nas lojas físicas para conhecer os produtos presencialmente, mas compram por meio da loja virtual. E alguns ainda preferem conhecer os produtos pelas fotos de sites e redes sociais, além de tirar dúvidas com os vendedores, para depois experimentar e finalizar a compra na loja física.

Essa convergência é um conceito que veio para ficar no varejo brasileiro, por isso, é muito importante que os comerciantes, vendedores e empresários saibam realizar essa junção de virtual com físico para continuarem competitivos no mercado, oferecendo uma experiência completa aos clientes.

O omnichannel como estratégia de vendas

 

O conceito de omnichannel favorece a criação de novas estratégias para o mercado do varejo e das vendas diretas, com mais opções e alternativas sendo oferecidas ao cliente, como:

 

  • Click and collect – é um conceito que permite que as compras sejam feitas pela internet, mas com o pagamento podendo sendo realizado presencialmente na loja, durante a retirada do produto. Uma vantagem dessa estratégia é a possibilidade de oferecer outros produtos ao cliente na loja online, algum complemento ao que ele adquiriu, aumentando as vendas e favorecendo ainda o controle e a liberação de estoque;

 

  • Canais integrados – para oferecer uma boa experiência ao consumidor, o varejista precisa manter os canais integrados, respondendo às reclamações e tirando dúvidas dos clientes em qualquer uma das plataformas. No caso de elogios à marca, o lojista pode potencializar as postagens positivas que aparecem na internet e ganhar novos clientes por meio do ‘boca a boca’ virtual das redes sociais;

 

  • Fluxo de informações – também é importante que o comerciante ofereça aos clientes os recursos necessários para permitir um bom fluxo entre loja física e virtual. Para isso, são necessárias boas ferramentas de gestão e de tecnologia para que a experiência do cliente seja satisfatória em qualquer um dos canais utilizados;

 

  • Experiência de qualidade – por último, mas não menos importante, é necessário lembrar que o cliente valoriza um bom atendimento em qualquer ambiente. é essencial manter o padrão de atendimento, seja na loja física ou na loja virtual.

 

Posts Recentes

JUNTE-SE A NÓS

Entre para o grupo seleto de pessoas que assinaram nossa lista de emails.

Mazza ATS | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Luminni.com