Multinível é o mesmo que Pirâmide Financeira? Entenda

Será que marketing de rede multinível é o mesmo que pirâmide financeira? Há algumas diferenças entre os dois. Saiba mais

Se você ainda tem dúvidas se o marketing multinível é o mesmo que pirâmide financeira, esse post é para você.

São modelos de negócio distintos, sendo que a principal diferença é que o marketing multinível é legalizado, enquanto as pirâmides financeiras são ilegais.

O marketing multinível tem como propósito principal incentivar o revendedor a construir uma rede ampla de vendedores, para que ele tenha bons rendimentos. Mas, em oposição ao que prega a pirâmide financeira, é preciso trabalhar duro para conseguir ganhar um bom dinheiro.

Abaixo, vamos explicar para você mais detalhes tanto sobre o marketing multinível, como sobre o sistema de pirâmide financeira:

 

O que é marketing de rede multinível?

O MMN surgiu nos anos 60 como uma opção para quem não tinha, ou não queria ter, um emprego formal. Desde então, várias empresas adotaram essa forma de operacionalizar as vendas dos seus negócios. Aqui no Brasil, podemos citar a Hinode, Mary Kay e Herbalife, por exemplo.

Uma das particularidades centrais do marketing de rede multinível é a maneira dos envolvidos se vincularem em rede para realizar a comercialização dos produtos da empresa em vários níveis. Desse modo, existe uma hierarquia formada entre o vendedor e a equipe que ele montou, sendo que cada participante dessa equipe também tem a oportunidade de montar o seu próprio time.

Portanto, o marketing de rede multinível é enquadrado do modelo de venda direta, onde os rendimentos do vendedor são provenientes das vendas efetivadas para consumidores de fora da rede e também da porcentagem do que a sua equipe vender.

Ou seja, quando mais pessoas o vendedor incluir em sua equipe, mais ele deverá focar seu trabalho em treinar essas pessoas, dedicando menos tempo à venda direta.

 

O que é uma pirâmide financeira?

A pirâmide financeira é considerada uma fraude contra o sistema financeiro. Então por qual motivo dizem que o multinível é o mesmo que pirâmide financeira? Infelizmente, porque esse crime, muitas vezes, costuma vestir o disfarce do marketing de rede multinível. E quando esse disfarce é bem elaborado, fica difícil perceber as diferenças no começo. Por essa razão, é preciso estar atento aos sinais.

Para você ter ideia da gravidade do assunto, o Ministério da Justiça produziu um Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor, a fim de auxiliar a identificação desse tipo de esquema, que funciona com base na ideia de uma pirâmide propriamente dita.

Quem está no topo é sustentado pelos demais. Assim, os lucros dos investidores são pagos com os recursos das novas aplicações, que entram na base dessa pirâmide. Muitas vezes, a venda de produtos até acontece, mas ela é apenas uma forma de disfarçar o negócio para mantê-lo funcionando.

Nesse caso, chega uma hora que o número de participantes que a operação precisa para continuar rentável passa a ser irreal, não conseguindo sobreviver no médio ou longo prazo. Isso significa que os vendedores que entraram por último não conseguem formar as suas próprias equipes de revendedores.

Portanto, antes de decidir fazer parte de uma empresa que atua com o sistema de marketing multinível, procure analisar a companhia, o produto, a necessidade desse produto onde você pretende fazer a venda e o plano de compensação. Assim você descobre se a proposta se trata de uma pirâmide ou não.

Identifique uma pirâmide financeira

  • Geralmente, tem taxa de adesão para os novos participantes sem a necessidade de compra de produto;
  • Líderes ganham dinheiro com quem está entrando;
  • Promessas de dinheiro rápido e fácil, sem precisar trabalhar;
  • Foco do novo vendedor deve ser no recrutamento e não na venda propriamente dita.

 

Mazza ATS

Posts Recentes

Conheça as modalidades da Venda Direta no Brasil e no mundo

Como levar sua empresa para a era Omnichannel

Como o mercado brasileiro de Venda Direta muda com a compra da Avon

Por que sua empresa precisa estar adaptada ao Omnichannel?

Seja bem-vindo, Mauro Melo!

Marketing pessoal da vendedora direta: aprenda a se destacar e conquiste mais clientes

Como uma empresa pode faturar mais com a venda direta?

Segmento de Venda Direta irá acabar?

Multinível é o mesmo que Pirâmide Financeira? Entenda

Por que as empresas de varejo estão aderindo ao Marketing de Rede Multinível?

Os insights são um impulso para a inovação

Indústria 4.0: a tendência que já virou necessidade

JUNTE-SE A NÓS

Entre para o grupo seleto de pessoas que assinaram nossa lista de emails.

Mazza ATS | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Luminni.com