Marketing pessoal da vendedora direta: aprenda a se destacar e conquiste mais clientes

Apenas estar presente nas redes sociais não é mais suficiente – é preciso criar autoridade no mercado e saber ouvir o cliente

A competição é uma característica constante em qualquer segmento do mercado. Seja qual for o setor, todas as marcas e empresas procuram convencer seu público-alvo de que os produtos ou serviços que elas estão oferecendo são melhores do que os da concorrência. Um dos pilares – talvez o principal – que dá a sustentação para alcançar esse objetivo, é a construção de um relacionamento de proximidade e identificação com o cliente.

A venda direta surgiu como um modelo de negócio que dá ainda mais ênfase a essa relação estabelecida entre a marca e o cliente. Construída a partir da figura da revendedora, representante ou consultora da marca, a venda direta aproxima as marcas de seu público, eliminando a necessidade de outro de tipo de intermediação.

A importância do marketing pessoal na venda direta

O modo como a vendedora direta se apresenta a seus clientes é fundamental para o sucesso da relação de negócio. A vendedora deixa de ser uma pessoa qualquer para simbolizar uma marca ou empresa e, nesse caso, as boas impressões são indispensáveis.

Existem ainda algumas dicas práticas que podem ajudar a vendedora direta a conquistar mais clientes:

  1. Crie autoridade nas redes sociais: Facebook, Instagram e WhatsApp deixaram de ser apenas plataformas para passar o tempo e se tornaram grandes ferramentas de negócios. As redes sociais possibilitam uma abrangência que uma vendedora direta não conseguiria ter presencialmente e, portanto, devem ser exploradas como uma maneira de estar mais perto do público, interagindo com ele e sempre sendo vista para ser lembrada.
  2. Teste seu produto ou serviço: as vendedoras diretas que trabalham com cosméticos, por exemplo, precisam estar sempre bem produzidas durante a sua jornada de trabalho. As clientes precisam ver aplicações práticas do produto que é oferecido, para criar uma relação de identificação com a vendedora e perceberem uma solução para a demanda que elas têm. Em qualquer segmento, representantes da venda direta precisam mostrar que acreditam naquilo que estão vendendo.
  3. Tenha produtos a pronta entrega: é fundamental ter, pelos menos, os produtos principais a pronta entrega. Isso porque, durante a venda, as clientes serão mais facilmente convencidas a adquirir um produto de fácil acesso e disponibilidade.
  4. Facilite a negociação: a burocracia na relação entre vendedora e clientes pode desestimular e impedir a tomada de decisão pela compra. É claro que determinados produtos ou serviços requerem cuidados um pouco mais criteriosos do que outros, mas existem algumas maneiras bem práticas de simplificar essa relação, como aceitar cartão como forma de pagamento. Hoje em dia existem diversas ferramentas que possibilitam essa prática. Mesmo sem precisar alugar uma maquininha de cartão, você pode aceitar cartão com aplicativos de celular.
  5. Ouça sempre seu público: os clientes precisam ser ouvidos com atenção. A vendedora direta depende exclusivamente do relacionamento que irá construir com o seu cliente e, portanto, deve estar sempre atenta para entender e atender suas demandas, esperar um feedback e cultivar boas práticas.

 

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