É possível obter autonomia financeira com a venda direta?

Sim. Inclusive, muitos brasileiros já têm a venda direta como a principal fonte de renda!

Os altos índices de desemprego no Brasil fizeram com que muitas pessoas procurassem novos modelos de trabalho e de geração de renda. Dessa forma, o número de empreendedores cresceu bastante, principalmente se considerarmos os consultores de venda direta como empreendedores. Atualmente, a Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD) estima que cerca de 4 milhões de brasileiros trabalham no setor.

Segundo levantamento da própria associação, em 2018, o segmento movimentou R$ 45,2 bilhões e as expectativas para o 2019 são de crescimento na faixa dos 4%.

Com esses números expressivos, é natural que cresçam também as dúvidas sobre a profissão. Como começar? Quais são os investimentos iniciais? Como aumentar o faturamento e tornar a profissão sustentável? Aprenda a seguir:

Entrando na área

O primeiro investimento ao trabalhar com venda direta pode variar de acordo com a empresa que o empreendedor escolhe representar. Geralmente, ele inclui a aquisição de um kit inicial com os principais produtos da marca.

A ideia, nesses casos, é que o próprio representante possa conhecer e talvez até testar os produtos para que a sua experiência também seja um elemento relevante para a decisão de compra.

Empresas de marketing multinível focam no relacionamento como principal fonte de renda, seja para vender os produtos, seja para ampliar a rede de consultores – já que cada consultor em sua rede faz com que seu faturamento também aumente. Por isso, será preciso focar em networking, frequentar eventos do segmento, estar sempre atualizado e gostar de fazer novos amigos.

Muitas vezes, quando a venda direta não é a principal fonte de renda do empreendedor, a profissão acaba rendendo menos do que o esperado, causando frustração. Isso porque é preciso muita dedicação para os primeiros anos.

Como obter autonomia financeira?

É fundamental ressaltar que venda direta dá dinheiro quando vem acompanhada de planejamento, objetivos claros, foco e qualificação. Isso significa que você não pode simplesmente começar a tentar vender sem uma estratégia específica, porque ainda que haja bons resultados no início, a tendência pode não se sustentar ao longo do tempo.

Se você não tem uma larga experiência com vendas, é recomendável fazer um treinamento ou uma consultoria para aprender mais e conseguir colocar esse conhecimento em prática. Muitas instituições, como o SEBRAE, oferecem esse tipo de qualificação gratuitamente e algumas empresas que trabalham com venda direta também investem no aperfeiçoamento das habilidades dos seus representantes.

O feeling sobre o mercado também pode ser decisivo para aumentar o faturamento. Fique atento às datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães, e concentre seus esforços nas tendências sazonais.

E sempre esteja pronto para mudar: busque o feedback dos seus clientes, avalie constantemente suas estratégias e, quando for necessário, recue um pouco para poder dar passos mais certeiros. Ganhar mais só depende de você!

Posts Recentes

Dicionário do franqueador: conheça os principais termos do segmento

Como aproveitar a sazonalidade para faturar mais?

Venda direta, tecnologia e sustentabilidade podem caminhar juntas?

Como é feita a gestão de colaboradores no marketing multinível?

Como a tecnologia impulsiona as empresas do segmento de venda direta

Quais são os principais incentivos das empresas que atraem tantas revendedoras?

MEI, VD e MMN – como ter sucesso no segmento

Conheça as 5 maiores empresas de VD e descubra como trabalhar nelas!

Logística em comunidades e áreas de risco: como otimizar as entregas do seu e-commerce?

Quais são as vantagens de uma franquia ou varejo aderirem a vendas porta a porta?

Toda pirâmide financeira se disfarça de marketing multinível?

É possível obter autonomia financeira com a venda direta?

JUNTE-SE A NÓS

Entre para o grupo seleto de pessoas que assinaram nossa lista de emails.

Mazza ATS | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Luminni.com