Conheça as modalidades da Venda Direta no Brasil e no mundo

Entenda o que é Venda Direta e quais são as principais formas que ela se apresenta ao consumidor.

Talvez você ainda não conheça o conceito ou não saiba o que é Venda Direta, mas com certeza já se deparou com alguma de suas modalidades no dia a dia. Muitas pequenas empresas e até mesmo grandes marcas adotaram a Venda Direta como modelo de negócio, confiando no seu potencial de alcance do público e na redução de custos que ela possibilita.

O que é Venda Direta?

A Venda Direta é baseada na construção de um relacionamento direto com o consumidor final por meio da figura de representantes da marca, também conhecidos como consultores, revendedores, agentes, entre outras nomenclaturas. Além de simplificar o processo de tomada de decisão e compra, a Venda Direta reduz custos ao eliminar a necessidade de lojas físicas e uma série de intermediários.

A Venda Direta se apresenta em quatro principais modalidades:

01. Porta a porta: é o método mais tradicional, utilizado inclusive por empresas que não usam a Venda Direta como modelo exclusivo de negócios. O nome é autoexplicativo: o representante da marca vai diretamente à casa das pessoas para demonstrar as características do produto ou serviço que está oferecendo. A vantagem é que o cliente tem a possibilidade de tirar todas as dúvidas imediatamente e a compra também pode ser feita no ato.

02. Catálogo: muito populares na venda de produtos cosméticos, vestuários e utilidades domésticas, os catálogos também são muito utilizados na Venda Direta. O consultor deixa o catálogo com o cliente por um determinado período de tempo para que ele possa escolher os produtos que deseja solicitar. Os catálogos têm um grande alcance porque, geralmente, passam de pessoa para pessoa com muita facilidade, possibilitando a construção de uma boa reputação para a marca.

03. Evento social: também conhecida como party plan, essa modalidade também traduz bem o que é Venda Direta. O revendedor reúne um grupo de pessoas em um só ambiente para fazer suas demonstrações e tirar todas as dúvidas que surgirem ao mesmo tempo. Essas reuniões podem ser feitas, por exemplo, na casa de um dos clientes e reunir parte da vizinhança e até em locais de trabalho, com a vantagem de permitir a formação de um nicho específico de pessoas a serem alcançadas.

04. Redes Sociais: parte do crescimento do e-commerce no Brasil se deve à Venda Direta, já que cada vez mais empreendedores do segmento estão utilizando as redes sociais e os aplicativos para oferecer seus produtos e serviços. Afinal, o mercado tornou-se omnichannel! Mesmo não sendo um relacionamento presencial, a Venda Direta pelas redes sociais mantém o princípio de construir uma relação de proximidade com o cliente maior que a venda tradicional. Os aplicativos, catálogos eletrônicos, compartilhamento de mídias como fotos e vídeos trazem mais respaldo e ferramentas para uma venda de qualidade.

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