Como uma empresa pode faturar mais com a venda direta?

Além de aproveitar as novas tecnologias e se inserir no mercado digital, a empresa deve investir no relacionamento com suas consultoras

Existem alguns modelos de negócios que foram firmemente consolidados pelos excelentes resultados que alcançaram ao longo do tempo. Ainda assim, eles estão sujeitos aos efeitos da modernização que alcança a tudo e a todos. A venda direta é um dos exemplos mais claros nesse sentido.

Esse modelo de negócios foi adotado por diversas marcas e empresas de todos os portes no mundo inteiro. Com a principal vantagem de eliminar custos de intermediação, como a necessidade de um ponto comercial fixo, a venda direta revolucionou o mercado de vendas, estabelecendo um modelo de negócio voltado fortemente para o relacionamento com os clientes.

Dessa forma, a presença dos revendedores, consultores, agentes – e tantos outros nomes pelos quais os profissionais que trabalham com a venda direta ficaram conhecidos – é uma característica com a qual os brasileiros já estão profundamente habituados.

O que mudou para a venda direta com o avanço da tecnologia?

O surgimento e o avanço das novas tecnologias, principalmente o crescimento acelerados das redes sociais, lançaram dúvidas sobre o futuro da venda direta e muitos acabaram se perguntando: o segmento de venda direta vai acabar?

A realidade, entretanto, é que a internet nunca foi um obstáculo para a venda direta! Muito pelo contrário: existem alguns cases de sucesso que mostram como a combinação entre internet e venda direta pode trazer ainda mais vantagens para esse modelo de negócio.

A Natura, maior multinacional brasileira no ramo de cosméticos e beleza e referência no segmento de venda direta, vem desde 2015 investindo em plataformas digitais para aprimorar ainda mais os seus números. Por meio de medidas como automatização de processos e acompanhamento de performance de cada revendedora, os resultados obtidos pela Natura mostram que a venda direta pode, sim, se adaptar às novas tecnologias e gerar ainda mais faturamento.

Como a empresa pode ganhar mais com a venda direta?

  • Invista no segmento online: a primeira dica é usar a tecnologia a favor da marca. As possibilidades de alcance abrangência fomentadas pela internet tendem a maximizar os resultados da venda direta em qualquer setor.
  • Capacitação nunca é demais: cursos e treinamentos são investimentos e não despesas. Todo o conhecimento acumulado nos diferentes meios de capacitação pode ser transformado em resultados práticos para impulsionar o lucro com a venda direta. A empresa precisa investir em suas revendedoras.
  • Motivação das equipes: programas de bonificações e prêmios para consultores e revendedores também são uma forma de aumentar o faturamento. Além de evitar a evasão, presentes como viagens e carros como reconhecimento de metas cumpridas têm um peso extremamente relevante para a motivação dos profissionais da venda direta.
  • Não perca o foco do público-alvo: o grande segredo da venda direta e certamente o que tem mantido até aqui os bons resultados de quem optou por esse modelo de negócio é o relacionamento com o cliente. Entender as demandas, oferecer soluções em produtos e serviços, buscar o feedback dos clientes e continuar sempre aparando as arestas são práticas que devem sempre estar entre as prioridades de qualquer empresa que trabalha com venda direta!

 

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