Como aproveitar a sazonalidade para faturar mais?

Pensar em estratégias de vendas para datas sazonais pode representar um crescimento significativo no faturamento

Em pequenas, médias ou grandes empresas, as datas sazonais são uma ótima oportunidade para aumentar o faturamento. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), além do Natal, que sozinho gera um faturamento equivalente a três meses normais do ano, as demais datas especiais podem representar um crescimento de 30% a 60% para o comércio, gerando equilíbrio ao longo do ano.

De olho nas boas chances do mercado, as empresas e prestadores de serviços estão se preparando para atrair seus consumidores com promoções e estratégias de venda direta voltadas à sazonalidade. Saiba mais:

  1. Planejamento

Planejamento é palavra-chave para praticamente tudo na vida! Com um planejamento bem elaborado e antecipado é possível evitar imprevistos ou, ainda, resolvê-los com tempo hábil e evitar a refação de processos.

Pense em todas as situações possíveis que podem acontecer durante as datas sazonais, como o aumento na procura, a falta de produtos no estoque e a falta de funcionários, por exemplo, para ter certeza de que seu negócio estará preparado.

  1. Calendário de vendas

Como parte do planejamento, prepare seu calendário de vendas, uma ferramenta muito utilizada no comércio e no varejo para mapear as das datas especiais e as preferências de seus consumidores e clientes.

Neste calendário, as datas sazonais são prioritárias. Entram também datas alternativas e até mais comuns, como verão, inverno e feriados. Conhecer o seu próprio negócio e investir em pesquisas com consumidores é a chave para acertar na hora de montar um calendário focado nas vendas.

  1. Mais emoção, mais compras

As datas mais emocionais, como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados ou Natal são ótimas alternativas para criar campanhas que envolvam o consumidor e a pessoa presenteada. Essas ações vantajosas farão com que os clientes consumam mais, movidos pelos sentimentalismo.

  1. Análise de mercado e concorrência

Se você conhece bem o segmento em que está inserido, é mais fácil fazer sua análise de mercado e concorrência. Dessa maneira, você descobre o que seu público realiza ou espera para as datas sazonais – e também o que seu concorrente costuma preparar.

Caso você ainda não conheça bem o segmento em que atua, é hora de fazer uma pesquisa de mercado, a fim de descobrir seu público-alvo e comportamentos padrões dele.

  1. Implementação

Com as estratégias e ações definidas, é hora de pensar na preparação da loja, dos funcionários e na estratégia de atendimento aos clientes. A boa ambientação local, com temas da ocasião, somada à abordagem dos atendentes fará a diferença na hora da escolha do consumidor.

 

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